Qual é a sua mania?
Não importa quais sejam as suas manias. Na empresa, elas podem atrapalhar o ambiente de trabalho. Nas organizações, entre as mais comuns estão: reuniões desnecessárias, perfumes fortes, broncas na frente dos outros e falar alto. O pior é que, na maioria das vezes, a pessoa não se dá conta de que incomoda. Mas como alertar alguém sobre isso?
“Sempre que precisar pontuar um colega ou parceiro de trabalho, faça com muito jeito, seja gentil e cauteloso, e se coloque no lugar do outro, e passe o recado. Lembre-se que ninguém faz isso por mal, só precisa ser avisado que tal comportamento o incomoda”, orienta a consultora de imagem corporativa, Renata Mello.
No caso do colega usar um perfume forte, por exemplo, ela dá um conselho. “Com muito jeito, avise que o perfume é bom, mas que é um pouco forte para ser usado em ambiente fechado. Diga que você só está falando porque gosta da pessoa e que se fosse com você, também gostaria de ser comunicado”, sugere.
E quanto àquelas reuniões intermináveis? “Limite o tempo de fala das pessoas e peça objetividade”, afirma.
Reuniões podem ser frequentes, mas produtivas
Em algumas empresas é necessário um número maior de reuniões. Nem por isso elas precisam ser improdutivas ou longas demais. Segundo o diretor da Qualidade do Grupo Meridional, doutor Marne do Nascimento, o encontro com a equipe terá mais chance de êxito se for algo planejado.
“Sempre marco com antecedência em um local acessível para todos. Convido apenas as pessoas que estão envolvidas com o assunto que será tratado, além disso, só marco reuniões realmente necessárias e estimulo a participação de todos integrantes do grupo. E sempre peço a alguém para anotar os tópicos e acompanhar nos dias seguintes o cumprimento de prazos e o que já foi ou não resolvido”, diz.
Algumas manias no ambiente de trabalho
Reuniões desnecessárias
“Para tudo, vamos nos reunir!” Muita gente recebe esse tipo de ordem no meio do expediente, sem aviso prévio. Muitos profissionais têm esta mania. Solicitam reuniões por motivos banais e nem sempre urgentes.
O que fazer. Após acontecer isso por algumas vezes, chame a pessoa para conversar e fale sobre administração de tempo. Sugira que ela aproveite ao máximo o tempo da equipe e evite tira-los do lugar do trabalho para reuniões nem sempre tão necessárias. Diga que quem perde tempo com elas é a empresa e mostre o por quê . Converse particularmente para não se expor e não criar uma situação embaraçosa. Tenha jeito para falar neste assunto.
Reuniões demoradas
Outro problema é aquele coordenador de reunião que ao invés de ser objetivo demanda um tempo desnecessário para decidir os temas sugeridos nas reuniões. Um assunto, que poderia ser resolvido em 15 minutos, leva 60. Isso é terrível principalmente para aqueles que enxergam estas discussões sem sentido.
O que fazer. Faça como reuniões maiores e assembléia, peça a palavra e diga “questão de ordem”. Nessa hora você sugere que para cada assunto as sugestões devem ser dadas em até, no máximo, oito minutos, ou o que seja adequado para o tempo destinado à reunião. Limite o tempo de fala das pessoas e peça objetividade. Vai ajudar a todos.
Falar alto
A pessoa não fala, mas grita para te chamar ou para passar alguma tarefa. Este profissional seria perfeito para trabalhar em feiras livres, mas é totalmente inadequado para uma empresa.
O que fazer. Se for o seu colega de trabalho, avise que você o escuta bem, e que ele (ela) não precisa gritar. Faça com que observe que o volume de sua voz está acima do normal. Diga que você o ajudará a falar mais baixo, combinando um código para que ele perceba que está exagerando e passe a falar mais baixo.
Falar andando
O profissional está sempre com pressa e quer que você o acompanhe por todos os lugares com papel e caneta na mão. A sensação que dá é que esta pessoa está sempre indisponível e que a única forma de vocês se encontrarem é você segui-lo por todos os lugares.
O que fazer. Pergunte se existe a possibilidade de vocês se reunirem 30 minutos antes do expediente, sugira o encontro ou no escritório ou num café próximo, assim, além de vocês não serem interrompidos, a maratona termina. Demonstre a sua preocupação em entender de forma errada alguma coisa ou perder alguma atividade solicitada.
Planilhas
Quando a pessoa é visual ou absolutamente metódica, tem mania de colocar tudo numa planilha. E não em qualquer planilha, mas o modelo que criou, que pode ser mais confuso do que esclarecedor. O lado bom é que esta pessoa, por mais metódica que seja, por ser organizada, pode ficar bem com você – se cumprir o solicitado. Mas se você quiser diminuir para 80, as 99 planilhas que tem que fazer, há como negociar.
O que fazer. Sugerir um formato eficiente e mais simples de planilha. Colocando as informações realmente fundamentais para o bom andamento dos trabalhos e avaliação dos mesmos. Vai te dar um pouco de trabalho pensar, mas a economia do seu tempo será bem maior. Procure um curso de Excel, para descobrir as ferramentas e truques deste software.
Usar perfume forte
Como sugerir que passe menos perfume ou use outro? Tarefa difícil mas não impossível. Só pode falar quem tiver intimidade e mesmo assim com muito cuidado para não ser mal interpretado.
O que fazer. Com muito jeito, avise que o perfume é bom, mas que é um pouco forte para ser usado em ambiente fechado. Peça para a pessoa não levar para o lado negativo diga que você só está falando por que gosta da pessoa e que se fosse com você, também gostaria de ser comunicado.
Cobranças
Quando o seu superior fica na sua “cola” te cobrando a cada cinco minutos, mostra que essa pessoa, normalmente, é muito ansiosa. Para lidar com este profissional é necessário que você passe tranqüilidade.
O que fazer. Avise em quanto tempo você entrega – o que for – para ele/ela. Olhe nos olhos dessa pessoa e peça por mais “x” minutos e tente resolver dentro do tempo combinado.
Dar bronca na frente dos outros
Quando alguém chama a sua atenção ou explode na frente dos outros, o que fazer?
O que fazer. Na hora fique quieto e não revide qualquer humilhação, depois, a sós, você deve se posicionar dizendo que esse tipo de atitude é desnecessário e nada agradável e que gostaria de ser tratado com respeito. Se errou, peça desculpas mas se posicione como um profissional.
Fonte: Consultora Renata Mello