Cuide da imagem nas férias

O verão é o período do ano em que a maioria dos profissionais tira férias. Mas deixar o trabalho e curtir o descanso exige uma pequena estratégia para evitar aborrecimentos na volta. Veja como fazer isso

Renata Mello*  10/12/2010

Delegue — Converse com seu superior e escolha quem o substituirá nas férias. Ajude-o a indicar o perfil certo de colega para dar conta das tarefas que você realiza. Sugira mais de um nome.

Planeje – Procure reservar uma hora diária — por 15 dias antes de sua saída — com a pessoa que ficará no seu lugar para passar detalhes do que você faz e avaliar se ela está com dificuldade em realizar alguma tarefa.

Discrição – Se aderir às mídias sociais nas férias, evite postar muitos detalhes do que você está fazendo. Espere o retorno. Gaste seu tempo aproveitando suas férias. Preserve-se.

E-mail
– Programe seu e-mail com resposta automática de saída e retorno das férias. Inclua os contatos de quem estiver recebendo suas demandas e para quem deve ser encaminhado os assuntos pelos quais você é responsável na empresa. Dados como nome completo da pessoa, telefone e e-mail são fundamentais.

Organização – Organizar suas planilhas e relatórios com os dados atualizados facilita a rotina de quem precisará de algum documento na sua ausência.

Impessoalidade – Evite deixar emails, fotos, comprovantes de pagamento e arquivos pessoais no computador do trabalho. Pode ser constrangedor para alguém que precise ocupar sua mesa durante sua ausência. Se for permitido, faça um backup de seus arquivos e limpe sua caixa de e-mails, arquivos temporários e arquivos pessoais.

Telefone – Nos últimos dias de férias, faça uma ligação para quem o substituiu, ou para seu chefe, perguntando como estão as coisas, para não ser pego de surpresa quando voltar.

Oriente – Faça um pequeno manual para quem precisar alimentar informações no sistema corporativo ou utilizar uma planilha.

Tarefas – Se você é responsável por assuntos diferentes, adote o procedimento de separar suas atividades e deixar mais de um profissional substituto envolvido. Dividir esse tipo de atribuição permite que as tarefas sejam realizadas com mais eficiência durante o período em que você estiver fora.

Agradeça
– Traga um presentinho para quem assumiu responsabilidades suas durante o descanso (apenas uma lembrança útil para agradecer).

*Renata Mello é consultora ® Nik de etiqueta corporativa

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