Renata Mello, consultora de Etiqueta Profissional aponta regras básicas para adolescentes que pretendem entrar no mercado de trabalho

Acostumada a ministrar workshops em grandes empresas sobre o tema Etiqueta Profissional, Renata Mello percebe que os jovens são os que têm mais dificuldade em se adequar ao mundo corporativo e desconhecem completamente suas regras.

Assim, ela dá algumas dicas para quem pretende evitar “saias justas” no ambiente de trabalho, principalmente durante o estágio para melhorar as chances de conquistar o tão sonhado emprego.

Se você é candidato a uma vaga, na entrevista lembre-se:

  • Demonstre boa vontade, sorria ao interagir com o entrevistado.
  • Preste atenção na maneira como você se senta, evite sentar esparramado, como você faz na faculdade ou no cursinho.
  • Evite ficar balançando o pé ou a perna, o entrevistador pode entender isso como ansiedade.
  • Se ficar esperando em pé, não se encoste e nem ponha o pé na parede. Mantenha a postura ereta e firme.
  • Evite se atrasar. Se acontecer, peça desculpas e não fique culpando o trânsito.
  • Não entre na sala de entrevista sem pedir licença.
  • Se possível, procure informações sobre a empresa. Entre na internet, converse com os amigos, isso aponta interesse e iniciativa. Mas jamais demonstre ser o “Sr. Sabe Tudo”.
  • Procure vestir-se de acordo com o perfil da empresa, sem exageros.
  • Ouça as perguntas com atenção e procure ser objetivo nas respostas;
  • Cuidado com o português. Fale correto, não precisa usar palavras difíceis. Elas podem ser uma armadilha.
  • Se não entender a pergunta, tire suas dúvidas para responder adequadamente.
  • Simpatia e descontração pode ajudar a conseguir o emprego. Mas, cuidado com a famosa pose ou tratamento de “brother” tão em voga. Ela é assustadora para as empresas.

Você conseguiu o emprego. Atenção para essas regrinhas básicas:

  • Seja Comprometido com a empresa
  • Jamais chame qualquer colega de trabalho pelo apelido
  • Não confunda sua sala de trabalho com sua sala de estar. Nada de usar seu telefone celular ou da empresa para conversar com amigos e namoradas;
  • Cuidado com o uso do MSN no horário do trabalho. Procure descobrir qual é o procedimento da empresa e evite ao máximo usar.
  • É inaceitável usar jeans rasgados, roupas tipo skatistas, decotes profundos e saias curtas ou mini blusas em ambiente corporativo. Essas peças só são permitidas se você trabalhar em lojas de moda ou locais que permitam esses trajes.
  • Cuidado com o corte dos cabelos e as cores exageradas.
  • Homens, nada de trabalhar com as unhas brilhantes
  • Não use gírias, nem gerúndios (vou estar perguntando…) ao conversar com colegas e clientes
  • Não fale ao telefone com a boca cheia ou lixando as unhas
  • Ao usar e-mails atenção na escrita e seja breve. Evite envio de e-mails pessoais em sua caixa postal de trabalho. Eles podem ser acessados pela sua chefia, pois a máquina é da empresa e não sua.
  • Preste atenção ao seu tom de voz
  • Não fale sem parar
  • Assuma seus erros
  • Cuidado ao comentar sobre seu novo emprego pelo telefone. Algumas empresas tem escutas permanentes ou periódicas (ou simplesmente colegas prontos para puxar o seu tapete).
  • Preste atenção aos níveis hierárquicos da empresa. Você é chefiado por alguém, e é a essa pessoa a quem você precisa responder e acatar ordens.
  • Cuidado com o termo “tipo assim”. Não use.
  • Seja pontual. Sempre.

Fonte: Porhtal