Renata Mello, consultora de Etiqueta Profissional aponta regras básicas para adolescentes que pretendem entrar no mercado de trabalho
Acostumada a ministrar workshops em grandes empresas sobre o tema Etiqueta Profissional, Renata Mello percebe que os jovens são os que têm mais dificuldade em se adequar ao mundo corporativo e desconhecem completamente suas regras.
Assim, ela dá algumas dicas para quem pretende evitar “saias justas” no ambiente de trabalho, principalmente durante o estágio para melhorar as chances de conquistar o tão sonhado emprego.
Se você é candidato a uma vaga, na entrevista lembre-se:
- Demonstre boa vontade, sorria ao interagir com o entrevistado.
- Preste atenção na maneira como você se senta, evite sentar esparramado, como você faz na faculdade ou no cursinho.
- Evite ficar balançando o pé ou a perna, o entrevistador pode entender isso como ansiedade.
- Se ficar esperando em pé, não se encoste e nem ponha o pé na parede. Mantenha a postura ereta e firme.
- Evite se atrasar. Se acontecer, peça desculpas e não fique culpando o trânsito.
- Não entre na sala de entrevista sem pedir licença.
- Se possível, procure informações sobre a empresa. Entre na internet, converse com os amigos, isso aponta interesse e iniciativa. Mas jamais demonstre ser o “Sr. Sabe Tudo”.
- Procure vestir-se de acordo com o perfil da empresa, sem exageros.
- Ouça as perguntas com atenção e procure ser objetivo nas respostas;
- Cuidado com o português. Fale correto, não precisa usar palavras difíceis. Elas podem ser uma armadilha.
- Se não entender a pergunta, tire suas dúvidas para responder adequadamente.
- Simpatia e descontração pode ajudar a conseguir o emprego. Mas, cuidado com a famosa pose ou tratamento de “brother” tão em voga. Ela é assustadora para as empresas.
Você conseguiu o emprego. Atenção para essas regrinhas básicas:
- Seja Comprometido com a empresa
- Jamais chame qualquer colega de trabalho pelo apelido
- Não confunda sua sala de trabalho com sua sala de estar. Nada de usar seu telefone celular ou da empresa para conversar com amigos e namoradas;
- Cuidado com o uso do MSN no horário do trabalho. Procure descobrir qual é o procedimento da empresa e evite ao máximo usar.
- É inaceitável usar jeans rasgados, roupas tipo skatistas, decotes profundos e saias curtas ou mini blusas em ambiente corporativo. Essas peças só são permitidas se você trabalhar em lojas de moda ou locais que permitam esses trajes.
- Cuidado com o corte dos cabelos e as cores exageradas.
- Homens, nada de trabalhar com as unhas brilhantes
- Não use gírias, nem gerúndios (vou estar perguntando…) ao conversar com colegas e clientes
- Não fale ao telefone com a boca cheia ou lixando as unhas
- Ao usar e-mails atenção na escrita e seja breve. Evite envio de e-mails pessoais em sua caixa postal de trabalho. Eles podem ser acessados pela sua chefia, pois a máquina é da empresa e não sua.
- Preste atenção ao seu tom de voz
- Não fale sem parar
- Assuma seus erros
- Cuidado ao comentar sobre seu novo emprego pelo telefone. Algumas empresas tem escutas permanentes ou periódicas (ou simplesmente colegas prontos para puxar o seu tapete).
- Preste atenção aos níveis hierárquicos da empresa. Você é chefiado por alguém, e é a essa pessoa a quem você precisa responder e acatar ordens.
- Cuidado com o termo “tipo assim”. Não use.
- Seja pontual. Sempre.
Fonte: Porhtal