São Paulo – Antes de ir ao trabalho, Steve Jobs abre o guarda-roupa e escolhe uma camisa preta de gola alta, calça jeans e tênis. O CEO da Apple, com fortuna estimada em 8,3 bilhões de dólares, mantém um estilo de se vestir próprio e constante que se tornou uma marca.
1. Não esquecer a credibilidade em casa
Antes de retirar qualquer peça de roupa do armário, o profissional precisa pensar na mensagem que transmitirá com o vestuário. “A primeira coisa importante é entender onde se trabalha e qual o estilo da empresa ou do serviço que a pessoa representa”, diz Renata Mello, diretora da RM consultoria de imagem.
Muita gente gostaria de vestir calça jeans como Jobs ou casaco de moletom, como o Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, mas é importante pensar na credibilidade como imagem profissional.
“Uma vez trabalhando em um ramo que preza pela criatividade, é permitido e até desejável que o profissional expresse seu estilo no visual, mas quem trabalha em um ambiente mais formal não pode fugir de algumas regras”, explica Romaly de Carvalho, consultora de etiqueta empresarial.
2. Investir na adaptação
Para saber como se vestir, segundo Renata, o profissional deve se fazer algumas perguntas: Com quem eu falo no dia a dia? Tenho contato com pessoas acima em hierarquia ou clientes que prezam pela formalidade? Qual a mensagem que eu quero transmitir com a minha roupa?
“A roupa pode facilitar ou dificultar o diálogo no ambiente do trabalho. Uma pessoa que não está vestida adequadamente pode inibir a pessoa com quem se faz contato, até mesmo por estar arrumada demais para um determinado contexto, por exemplo”, diz a consultora.