01Final de ano é sempre motivo para comemorar, seja pelo ótimo ano que se passou ou pelas esperanças que dão força para começar com mais animação o que está por vir. É comum que, além de comemorar com a família, resolva-se confraternizar com aqueles que passam a maioria do tempo de seu dia-a-dia: os colegas de trabalho.

No entanto, embora seja uma confraternização, nem tudo é permitido. A consultora de imagem Sabina Donadelli, especializada no atendimento de profissionais em ascensão e transição de carreira, em entrevista ao Caderno Especial de Domingo, dá algumas dicas para que você evite cometer alguma gafe e venha a ser assunto pós-confraternização. Assim você não corre o risco de deixar uma imagem negativa e comprometer sua carreira.

O QUE VESTIR

A colunista do site Clube da Calcinha e colaboradora de vários veículos de comunicação, tais como Rede Globo (Jornal Hoje), TV Bandeirantes, Guia da Semana, Jornal Valor Econômico, entre outros, explica sobre cada estilo de roupa adequado para cada ocasião. “O importante é ter em mente que, mesmo que seja festa ainda é o local de trabalho”, destaca Sabina.

Se for um churrasco, mesmo esta sendo uma festa informal, o máximo que se pode ter de liberdade é uma calça de sarja, uma bermuda, ou até mesmo uma mini-saia (se estiver com as pernas absolutamente em ordem), camiseta tipo pólo ou blusinhas de malha coloridas e, para compor o traje, sandalinha, sapatinha ou tênis. Biquíni, maiô, cangas, shorts e frente-única não são uma boa idéia, mesmo que o local tenha piscina. O melhor é deixar para aproveitar a água em outra ocasião.

Nos eventos que se iniciam no final da tarde e/ou quando a alta cúpula da empresa for convidada também, escolha o traje ‘Passeio’, que muitos chamam de esporte fino: mais caprichado do que o traje esporte, mas não tão sofisticado quanto o social, com ou sem gravata. Para os homens as camisas podem ter botão no colarinho e os sapatos podem ser de amarrar. Pode usar um modelo menos clássico e evite sapatos com brilho como os envernizados. Modelos com pesponto contrastante são uma opção moderna para fugir do estilo clássico sem perder a elegância. Com roupas claras prefira os tons de marrom que combinam melhor, sem risco de comprometer o seu visual. Para as mulheres o ideal é usar um vestido da família do ‘pretinho básico’ – que não precisa necessariamente ser preto – que deve ser sem estampas muito coloridas, decotes exagerados, etc.

A roupa para almoço ou jantar de confraternização terá que ser da família do traje esporte, que não tem nada a ver com fino, mas sim em ser adequado à situação. Para praticar esporte entende-se: short, camiseta e tênis. Em uma ocasião mais social use: calça esporte (aceita-se a jeans em bom estado, claro), camisa (sem gravata) e sapato esporte para os homens, enquanto as mulheres podem usar calça comprida, conjunto de saia e blusa, sapatos baixos ou altos e bolsa esporte. O visual é sempre mais descontraído, mas deve primar pelo bom gosto.

Resumindo: para barzinho e jantar, deve-se primar pelo pretinho básico; para almoço e churrasco, é possível apostar em pólo com jeans e mocassim.

PROIBIDO

02Para a consultora Sabina, o proibido é achar que é hora de ‘tirar a barriga da miséria’: beber e dançar e se divertir como se fosse a última festa da vida. Quanto à postura a ser adotada na frente dos demais, os assuntos devem ser somente aqueles que você poderia conversar dentro da empresa, na hora do cafezinho, por exemplo. Sabina explica que a formalidade é uma medida de segurança. “Se o chefe der abertura, é possível se aproximar além do costume. Caso contrário, melhor mesmo é manter a formalidade. Isso não quer dizer que não se possa ser gentil e/ou simpático. Apenas não é pra aproveitar a festa para ir dar um tapinha nas costas do chefe. Se ele nem souber o seu nome, pior ainda”, alerta a especialista.

Quanto às piadas, qualquer tipo é permitido, principalmente se você for do tipo grande piadista, que já deve ter aprendido o que faz sucesso e o que não faz. Deve ser por isso que as pessoas gostam de lhe convidar para as festas e sua companhia é sempre agradável. Caso contrário, evite bancar o engraçadinho, porque o tiro pode sair pela culatra. E cuidado: piadas sobre chefes e colegas são de péssimo gosto, constrangem a pessoa em questão e podem comprometer a sua carreira, dependendo de quem escutar. E ainda mais: lembre-se que o chefe também quer aproveitar a festa; então não o aborreça, de maneira alguma, com pedido de aumento de salário, promoção ou ainda, ficar insistindo com aquela conversa chata, sobre aquele cliente chato, por exemplo.

AMIGO-SECRETO

Para algumas empresas, não basta apenas a confraternização: tem que haver um amigo-secreto. Aí corre-se o risco de se cair com alguém com quem não se tem muita afinidade ou não se sabe tanto a ponto de poder comprar um presente que é do gosto do sorteado. Por isso, segundo Sabina, o mais indicado para dar quando não se conhece bem a pessoa são CD’s e livros. “Mas dispor-se a saber um pouco sobre hobbys e coleções e tentar acertar é o melhor caminho. É que muitas vezes é difícil mesmo escolher presentes”, acrescentou. Tente, na hora do cafezinho, por exemplo, captar o estilo e as preferências do sorteado, porque no ‘ti-ti-ti’ de dez minutos pode surgir a idéia para um mimo personalizado.

Sabina não fala em restrição quanto ao que oferecer, mas avisa que o presente fala mais de quem dá do que de quem recebe. “Procurar ser elegante na hora de presentear é importante. Na dúvida, aposte nos básicos: CD e livros que, na pior das hipóteses, a pessoa pode trocar. É muito chato dar bombom a quem está de dieta ou perfume, porque é muito pessoal”, ressaltou. No entanto, é válido considerar a idade e as preferências do homenageado; afinal, o presente é para ele.

Outra consultora de imagem, Ana Vaz, também professora do Senac, alerta para respeitar exatamente o valor do presente predefinido pelo grupo. Segundo Ana, ao Correio Popular, o chefe não pode ganhar algo mais caro que os mimos oferecidos aos demais colegas, porque isso será mal-interpretado. Outra dica: embalagens caprichadas valorizam o presente. Mas presenteie somente o seu ‘amigo-secreto’; caso queira fazer um agrado a outro colega, procure outra ocasião que não o dia da revelação, que isso será mais elegante. O recomendado é somente levar flores, vinho e chocolate se o encontro for na casa do chefe, do dono da empresa ou mesmo do colega.

ACOMPANHANTES

03O consultor de etiqueta do Senac-SP Fabio Arruda e a consultora de imagem corporativa Renata Mello também comentaram, no Estado de S.Paulo, sobre um ponto crucial nas festas: a de levar ou não um acompanhante. É preciso considerar se vale a pena levar um ou mais acompanhantes, quando a empresa assim o permite – namorado, amigo ou familiar. Porque um eventual comportamento inadequado dessas pessoas durante o evento irá refletir diretamente na imagem do funcionário que as levou: ele será o real prejudicado. “Não leve um namorado que seja claramente ciumento ou que esteja com você há pouco tempo. Nesses casos aumenta o risco de que essa pessoa se descontrole, brigue, beba demais e cause estragos sérios em sua imagem diante dos colegas e chefia”, aconselha Renata.

Arruda já vai mais além: não leve ninguém, mesmo que a empresa permita. Mas se for para levar, diz Renata, vá acompanhado de alguém que te conheça bem e que entenda o ambiente profissional. Mas não deixe de ir à festa, mesmo que seu companheiro ou companheira não tenha sido convidado. “A presença é importante para estreitar relações com colegas, fazer novas amizades ou até conversar com superiores aos quais normalmente não há acesso fácil”, completa Renata.

NÍVEL ALCOÓLICO

Bebida é de graça na festa da empresa, mas não abuse dela. Se não houver controle, os excessos podem manchar a imagem pessoal e profissional. A bebida é considerada por consultores de etiqueta corporativa como o problema mais sério e o maior causador de certos constrangimentos nas festas. No mínimo, a evolução na carreira de quem se comportou mal estará adiada. Dependendo do que tenha acontecido, e dos reflexos na imagem pessoal, é melhor até procurar outro emprego. Quem nunca bebe, não deve escolher justamente a festa da empresa para fazer um teste, sob pena de ser lembrado pelo resto da vida, conforme destaca Sabina. E ela é concisa: beber demais é horrível, em qualquer festa.

O indicado é não beber demais também porque os comportamentos inadequados causados pelo excesso de álcool podem causar desde um atraso na evolução da carreira até uma advertência formal. E, em caso extremo, também uma demissão. Os consultores dizem que uma imagem negativa, surgida num evento festivo da empresa, tem o poder de apagar tudo de bom que essa pessoa possa ter mostrado no ambiente de trabalho anteriormente. O perigo é se o chefe tiver o seguinte pensamento: “Eu trabalho com essa pessoa, ou a chefio, e no dia-a-dia ela me mostra maturidade, senso de responsabilidade, auto-controle. Mas se numa festa da empresa ela se transforma e age de maneira completamente diferente, como posso continuar a confiar nela em relação a seu lado pessoal e profissional?”.

Agora, depois de ler e ter se preparado, é só aproveitar a sua confraternização! Boas Festas!

fonte: Clipex