G1 ouviu consultores de imagens, cantores, apresentadores e blogueiros.
Eles contam o que perfis devem ter e quais os pecados das redes sociais.

Seja no Orkut, MySpace, Facebook ou em outra rede social, é bem provável que você já esteja cadastrado em um desses sites de relacionamento, contatando amigos, trocando mensagens, exibindo fotos e divulgando seus gostos. Apesar da facilidade em criar e alimentar esses perfis, basta dar uma volta pelo Orkut para perceber que muitos usuários erram a mão na hora de divulgar sua imagem virtual.

As evidências dos equívocos estão, por exemplo, naquela foto em que o usuário aparece refletido no espelho do banheiro, na sequência de imagens que mostra a bebedeira do último churrasco, na péssima frase do “quem sou eu” ou na escolha de comunidades, digamos, inapropriadas.

Para evitar que você pague micos nas redes sociais – e por uma dessas infelicidades acabe parando no site Pérolas do Orkut –, o G1 elaborou um guia com dicas para fazer bonito nos sites de relacionamento. Consultores de imagem, apresentadores de TV, blogueiros e também um humorista contam o que um perfil descolado deve ter e o conteúdo do qual os usuários devem fugir (“corrão”, como se aconselha no Twitter).

Renata Mello (34 anos)
Consultora de imagem

Para um perfil ser considerado descolado, o que ele deve ter obrigatoriamente?
As mulheres devem evitar a vulgaridade. Já os homens devem evitar demonstrar que são os “bons”, os “gostosos da parada”. Quando falamos de imagem, vale a regra “mais é sempre menos”.

Que tipo de informação ou imagem jamais pode aparecer num perfil de rede social?
Fotos da família, por segurança.