Por que muitos estagiários não conseguem ser contratados ao final do estágio? Entre os vários motivos, um é apontado como o principal pelos especialistas em carreira: o estudante não sabe aproveitar a oportunidade que tem em mãos. A forma inadequada de agir, vestir e falar leva a empresa a não assinar a carteira profissional do aluno.

De acordo com a psicóloga do Centro de Integração Empresa-Escola do Espírito Santo (CIEE-ES), Priscila Guilhen, o estágio tem dois objetivos, que são promover o crescimento pessoal e profissional do aluno, além de ser uma forma do mercado conhecer o estudante e vice-versa. Sendo assim, o estagiário deveria zelar pelo seu aprimoramento, o que nem sempre acontece.

“Muitos não se comprometem com o estágio, não mostram disposição para aprender, acham que sabem tudo. Não executam com qualidade seu trabalho e não cumprem prazos”, afirma.

Outro erro comum, segundo ela, é quando o estagiário tem vergonha de fazer perguntas, expor suas idéias. “O momento de errar e aprender é no estágio. Depois de contratado, é mais difícil. E o mercado é bastante cruel em relação a isso”, alerta.

Segundo a psicóloga, ainda existem aqueles que não têm noção nenhuma sobre como se comportar em uma empresa. Fazem piadas sem graça, atrapalham o trabalho dos colegas, falam e escrevem errado, entre outros.

“É preciso saber respeitar as regras, os horários, as hierarquias e o material da empresa. Muitos gastam dezenas de folhas ao tirar cópias para trabalhos escolares. E ainda abusam das ferramentas do serviço para uso pessoal, se distraem com assuntos pessoais, internet, MSN”, ressalta.

Contudo, para Guilhen, um dos erros mais graves é fazer um estágio só por causa da bolsa. “Quando recebemos aqui no CIEE um aluno que está mais preocupado em ganhar dinheiro do que aprender, sabemos que provavelmente ele dará problema. São pessoas que vivem procurando um lugar melhor para estagiar e, no geral, são individualistas e inflexíveis”, finaliza.

Regras básicas de comportamento na empresa

Seja comprometido com a empresa.

Jamais chame qualquer colega de trabalho pelo apelido.

Não confunda sua sala de trabalho com sua sala de estar.

Cuidado com o uso do MSN no horário do trabalho. nÉ inaceitável usar jeans rasgados, roupas tipo skatistas, decotes profundos e saias curtas ou miniblusas em ambiente corporativo.

Cuidado com o corte dos cabelos e as cores exageradas.

Homens, nada de trabalhar com as unhas brilhantes.

Não use gírias, nem gerúndios ao conversar com colegas e clientes.

Não fale ao telefone com a boca cheia.

Ao usar e-mails, atenção na escrita e seja breve.

Preste atenção ao seu tom de voz. Não fale sem parar.

Assuma seus erros.

Preste atenção aos níveis hierárquicos da empresa.

Seja pontual. Sempre.