A primeira impressão é a que fica. Seguindo essa premissa, tanto um candidato à vaga de estágio quanto aquele que conquistou o cargo precisam estar atentos ao comportamento frente à equipe de trabalho. Consultores afirmam que, cada vez mais, as empresas vêem nos estagiários um possível funcionário, de modo que, quanto mais estes se adequarem à cultura da companhia, melhores resultados apresentarão. Neste sentido, é extremamente importante que o estudante demonstre comprometimento e ótimo comportamento, passando segurança e maturidade ao empregador.

“Por mais que o estagiário seja competente, dificilmente será efetivado caso não demonstre tais características. No que diz respeito à entrevista de seleção para estágio, é imprescindível tomar alguns cuidados como ser pontual, saber com quem irá falar, estar com a aparência impecável e discreta, usar um bom sapato e pouco perfume, estar com os cabelos e unhas cuidadas”, explica Gláucia Costa, consultora de recursos humanos da Catho Online.

Conquistada a vaga, é hora de estar atento ao comportamento dentro da empresa. Renata Mello, da RMML Consultoria Corporativa, orienta que a questão não é ser um robô, mas, sim, ter cuidados mínimos de conduta. “Pontualidade sempre conta ponto a favor, assim como o trato respeitoso com os colegas de equipe e com os superiores. Não se pode transferir a liberdade de um ambiente informal para dentro do departamento. Ainda que se faça amigos, não significa que ficará chamando cada um pelo apelido, por exemplo. A liberdade profissional é diferente da pessoal”, alerta ela.

 

E-MAIL. A política de utilização de ferramentas como o e-mail e os mensageiros eletrônicos deve ser respeitada, evitando situações desconfortáveis, como uma fofoca de setor, informa Renata. “Receber uma chamada por conta de mau uso de alguma ferramenta específica é constrangedor”, diz a consultora.

Renata destaca que o estagiário, para ter sucesso, tem que ter competência técnica, conhecer a empresa, ser curioso, ter aparência adequada, comportamento impecável e bons modos. “Além disso, é preciso saber se posicionar em uma reunião, buscando se colocar apenas em momentos oportunos. Querer chamar a atenção não é uma boa opção”, salienta ela.

Há nove meses estagiando na equipe de branding da Ana Couto Branding & Design, Pedro Rocha entrou na empresa disposto a ser efetivado, portanto, desde a entrevista de seleção ficou atento para não cometer deslizes. A primeira providência, diz ele, foi conhecer o portfólio de trabalhos desenvolvidos, analisar o site e ver os trabalhos realizados pela empresa. “Precisava conhecer o negócio e mostrar que era aquilo que queria. Além disso, procurei estar alinhado e chegar pontualmente”, comenta ele.

 

REUNIÕES. Depois da contratação, Rocha passou a desempenhar as funções com comprometimento e sempre seguindo as regras de etiqueta da empresa. De acordo com ele, é preciso saber a hora certa de brincar com os colegas e a de falar em reuniões. “Os companheiros de equipe viram nossos amigos, mas não significa que podemos sempre brincar e descontrair. Há o momento certo para isso. O mesmo acontece em reuniões. Cuido para fazer intervenções pontuais, seguindo o bom senso”, ressalta o estagiário.

Para Alan Duque Estrada Parker, que estagia na área de Direito Societário do Veirano Advogados, é muito importante estar de acordo com o padrão de comportamento da equipe, sendo formal quando há necessidade e sabendo quando se trata de situação descontraída. “A política de relacionamento tem que ser seguida. É preciso saber equilibrar a formalidade com o informal. O trato com o cliente também é ponto que requer muita atenção”, destaca.

Quando participa de reuniões, Parker diz que só fala quando tem certeza, evitando erros ou comentários inoportunos. Na opinião do estagiário, os erros acontecem, mas o ideal é que isso não ocorra, principalmente quando estiver diante de um cliente. “Busco sempre ser proativo e proferir opiniões quando conheço o assunto. Caso contrário, apenas acompanho o que está sendo discutido”, diz ele.

Em busca de seu primeiro estágio, Pamela Holanda Marques mal conseguiu controlar seu nervosismo ao participar de entrevista de seleção na empresa de cosméticos Embelezze. Ainda assim, tomou cuidado em falar claramente e sem gírias. “Como somos jovens, temos manias e vícios de linguagem que não são bem-vindos em uma entrevista. Busquei informações sobre a empresa, mostrei meu interesse pela vaga e, claro, fui com um visual adequado. Afinal, como dizem, a primeira impressão é a que fica”, salienta ela, que atua no departamento de trade marketing da organização.

No dia-a-dia, Pamela comenta que procura ser formal, sem perder a naturalidade, principalmente no contato com os gestores regionais da marca e com os colegas de escritório. Sobre sua participação em reuniões, procura dar idéias e se posicionar quando o assunto é do seu conhecimento e na hora em que cabe o comentário ou sugestão. “Se não for assunto que conheço, procuro observar e prestar atenção para, posteriormente, tirar dúvidas.”

Dicas

Durante a entrevista de seleção evite:

Colocar os pertences sobre a mesa do entrevistador. Se não houver outra cadeira, coloque sobre as pernas ou no chão;

Atender ao telefone celular;

Revelar tiques nervosos como roer unhas;

Gesticular muito, ficar mudando de posição na cadeira a todo momento e mexer mãos e pernas sem parar;

Falar e rir alto;

Fumar;

Ficar passando a mão no cabelo, jogando-o de um lado para o outro;

Ficar com os braços cruzados ou o corpo inclinado para trás.

 

Para conquistar a tão sonhada efetivação:

Seja comprometido com a empresa;

Jamais chame qualquer colega de trabalho pelo apelido;

Não confunda sua sala de trabalho com sua sala de estar. Nada de usar seu telefone celular ou da empresa para conversar com amigos e namoradas;

Cuidado com o uso do MSN no horário do trabalho;

É inaceitável usar jeans rasgados, roupas tipo skatista, decotes profundos e saias curtas ou mini blusas em ambiente corporativo;

Cuidado com o corte dos cabelos e as cores exageradas;

Homens, nada de trabalhar com as unhas brilhantes;

Não use gírias, nem gerúndios (vou estar perguntando…) ao conversar com colegas e clientes;

Ao usar e-mails atenção na escrita e seja breve. Evite envio de e-mails pessoais em sua caixa postal de trabalho;

Preste atenção ao seu tom de voz;

Não fale sem parar;

Assuma seus erros;

Cuidado ao comentar sobre seu novo emprego pelo telefone;

Preste atenção aos níveis hierárquicos da empresa;

Cuidado com o termo “tipo assim”. Não use;

Seja sempre pontual.

 

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