SÃO PAULO – Um profissional ambicioso queria crescer na empresa para a qual trabalhava, mas, para tal, haveria de enfrentar um grande problema. Havia um colega de trabalho que era muito talentoso, realmente bom no que fazia. Com ele no caminho, não daria para crescer. E as tentativas de agradar o chefe simplesmente não davam certo.

Quase de forma inconsciente, o profissional começou a aproveitar as raras oportunidades que tinha para criticar o colega talentoso. Apesar de este não vacilar com frequência e executar um bom trabalho, o ambicioso sempre encontrava algum motivo para falar pelas costas. Até que um dia conseguiu o que queria e o colega foi demitido.

Meses depois, porém, a empresa passou por problemas financeiros, foi vendida e o ambicioso acabou sem emprego. Rapidamente, começou a mandar currículos. Porém, nenhuma empresa dava retorno.

Decidiu então recorrer às pessoas que conhecia, mas estas não o ajudaram, porque sabiam de sua falta de ética. Um dia, uma empresa ligou e o chamou para uma entrevista. Ele foi. Ao chegar no local indicado, ficou surpreso: o entrevistador era o antigo colega que havia prejudicado no passado. Na mesma hora, soube que suas chances de conseguir o emprego eram pequenas.

Por que não prejudicar colegas
A história é fictícia, mas bem que poderia ser verdadeira. Você mesmo já deve ter escutado algo parecido. Muitas pessoas não pensam duas vezes antes de prejudicar colegas de trabalho, e é comum que ajam como se tivesse sido “sem querer”, como se não tivessem imaginado antes as consequências de seus atos.

Pessoas mais espiritualizadas dizem que nunca podemos prejudicar o próximo, porque é certo que isso voltará para nós mesmos de alguma forma, cedo ou tarde. Na carreira, o fato é que as consequências dos passos em falso surgem mais tarde. Segundo a diretora da RM Consultoria de Imagem, Renata Mello, os motivos são simples: o mercado é pequeno e a vida dá voltas.

Confira cinco motivos apontados pela consultora para não prejudicar colegas de trabalho:

  1. O mercado é pequeno e todo mundo se conhece. Se você prejudica alguém, pode ter certeza de que a pessoa prejudicada saberá e contará para seus amigos, que, por sua vez, contarão para seus amigos e assim por diante. O networking de quem deu um passo em falso fica comprometido;
  2. A vida dá voltas. Seu estagiário pode virar seu chefe amanhã. Aquele colega de trabalho do qual você não gosta pode te dar um emprego amanhã. Nunca se sabe o que irá acontecer;
  3. Fazer fofoca e criticar terceiros, no lugar de reconhecer os próprios erros, é uma forma de esconder a incompetência. É muito mais fácil criticar os outros do que a si próprio. Além disso, o foco deve ser no trabalho e nos negócios, nunca nas fofocas;
  4. Quem tenta prejudicar colegas de trabalho, mesmo que finja ser “sem querer”, fica com uma imagem negativa junto aos integrantes da equipe e também ao chefe. No trabalho, ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas todos devem ser respeitados. Agir com ética e compreender como os demais funcionam é essencial;
  5. Fazer críticas às pessoas pelas costas e agir de forma a prejudicá-las toma tempo. Um tempo que poderia ter sido dedicado ao trabalho, à perseguição de metas. Enfim, trata-se de um atraso para a carreira.