SÃO PAULO – Os jovens não se comportam de forma adequada no ambiente corporativo, menos por má vontade e mais por desconhecer suas regras, que, infelizmente, na maioria das vezes, são rígidas.

Eles usam programas de mensagens instantâneas para falar com amigos, visitam sites indevidos, usam roupas inadequadas, como jeans rasgados, bermudas e blusas com decotes grandes, além de falar gírias e pecar no quesito simpatia.

Dicas
Antes de cometer uma gafe, acompanhe as dicas da consultora de etiqueta profissional, Renata Mello.

Se você é candidato a uma vaga de emprego, na entrevista, lembre-se:

  • Demonstre boa vontade, sorria ao interagir com o entrevistado;
  • Preste atenção na maneira como você se senta, evite sentar esparramado, como se estivesse na faculdade ou no cursinho;
  • Evite ficar balançando o pé ou a perna, uma vez que o entrevistador pode entender isso como ansiedade;
  • Se ficar esperando em pé, não se encoste nem ponha o pé na parede. Mantenha a postura ereta e firme;
  • Evite se atrasar. Se acontecer, peça desculpas e não fique culpando o trânsito;
  • Não entre na sala de entrevista sem pedir licença;
  • Procure informações sobre a empresa, antes da entrevista. Entre na internet e converse com os amigos. Isso aponta interesse e iniciativa. Mas jamais demonstre ser o “senhor sabe tudo”;
  • Procure se vestir de acordo com o perfil da empresa, sem exageros;
  • Ouça as perguntas com atenção e procure ser objetivo nas respostas;
  • Cuidado com o português. Fale correto, mas não necessariamente usando palavras difíceis. Elas podem ser uma armadilha;
  • Se não entender a pergunta, tire suas dúvidas, para responder adequadamente;
  • Simpatia e descontração pode ajudar a conseguir o emprego. Mas cuidado com a famosa pose ou tratamento de “brother”, tão em voga. Ela é assustadora para as empresas.

Você conseguiu o emprego. Atenção para essas regrinhas básicas:

  • Seja comprometido com a empresa;
  • Não confunda sua sala de trabalho com uma sala de estar. Evite usar seu telefone celular ou o da empresa para ficar conversando com amigos;
  • Cuidado com o uso dos programas de mensagens instantâneas no horário do trabalho. Procure descobrir qual é o procedimento da empresa e evite ao máximo usar;
  • É inaceitável usar jeans rasgados, roupas tipo skatistas, decotes profundos e saias ou blusas curtas em um ambiente corporativo. Essas peças só são permitidas se você trabalhar em lojas de moda ou em locais que permitam esses trajes;
  • Cuidado com o corte dos cabelos e as cores exageradas;
  • Não use gírias nem gerúndios (por exemplo: “vou estar perguntando”) ao conversar com colegas e clientes;
  • Não fale ao telefone com a boca cheia;
  • Ao usar e-mails, atenção à escrita. Seja breve. Evite envio de e-mails pessoais em sua caixa postal de trabalho. Eles podem ser acessados pela sua chefia, pois a máquina é da empresa e não sua;
  • Preste atenção ao seu tom de voz;
  • Assuma seus erros;
  • Preste atenção aos níveis hierárquicos da empresa. Você é chefiado por alguém, e é a essa pessoa a quem você precisa responder e acatar ordens;
  • Cuidado com o termo “tipo assim”. Não use;
  • Seja pontual.