Etiqueta Moderna
Correio Brazilienense
23/08/09
Ter um computador pessoal portátil era praticamente um luxo há alguns anos. Até um sinal de status. No entanto, a indústria da informática oferece hoje aparelhos que custam menos de R$ 1 mil. E a febre por esse equipamento chegou a tal ponto que, na maioria das empresas, todos os funcionários carregam seus laptops a tiracolo. As vantagens são inúmeras. As pilhas e mais pilhas de papéis que antes eram carregadas de um lado para outro, por exemplo, agora podem ser compactadas em um único lugar. Mas, com essa facilidade, algumas práticas não compatíveis com o ambiente de trabalho começaram a se alastrar. Checar e-mails pessoais, acessar páginas de relacionamento, ouvir música… até onde é permitido ir?
Elisabeth Farina Guirão, consultora de etiqueta empresarial e autora do livro A etiqueta que faz a diferença nas empresas, acredita que o bom senso deve ser o termômetro para direcionar o funcionário na hora de utilizar seu laptop no ambiente de trabalho. “Na medida do possível, deve-se evitar o uso do e-mail profissional para falar de assuntos pessoais. Já no caso de redes de relacionamento como Orkut e Twitter, elas não se encaixam na categoria de uso profissional”, alerta.
Já Renata Mello, consultora de imagem, é mais flexível. Ela acha que essas ferramentas como Orkut e Twitter podem ser utilizadas, mas em horários como os de almoço ou no fim do expediente. “No horário de trabalho eu acho impróprio, pois é um tempo que você poderia usar de forma produtiva e você está usando para o lazer. Então, acho que é aquela coisa do bom senso”, explica. “O profissional tem que perceber que horas ele pode acessar esse tipo de site e que horas pega mal”, acrescenta.
Material de trabalho
Os cuidados devem ser ainda maiores quando o laptop foi cedido pela empresa. Em alguns lugares já existem até regras para o uso desses computadores. Deve-se evitar baixar músicas, entrar em sites que talvez não sejam seguros, olhar fotos pessoais. “Por ser de propriedade e de responsabilidade da empresa, o laptop deve ser usado com cuidado e critério. A empresa é responsável por estabelecer um código de regras com relação ao uso do laptop, que devem ser claras e por escrito”, esclarece Elisabeth.
O fotógrafo Felipe Barreira, 32 anos, não vive sem o computador portátil. Ele trabalha em um estúdio de fotografia e usa um MacBook da própria empresa de publicidade, que o acompanha em todos os lugares. Na profissão que exerce, ele acredita que esta seja uma ferramenta essencial. “Com um laptop você tem todos os seus arquivos sempre à mão. Posso usá-lo para armazenar fotos de uma sessão em estúdio, numa externa e posso fazer apresentações multimídia em uma reunião. É muito prático e versátil”, relata.
Felipe diz usar o MSN quase todos os dias e não vê problemas nisso. Ele também escreve em um blog. “Isso não tira o meu foco do trabalho. Na maioria das vezes quando estamos em produção não tenho tempo para nada. Então, acabo deixando essas atividades para meus horários de folga ou para os momentos em que a poeira abaixa”, comenta.
Em reuniões de trabalho, Renata acredita que o uso desses laptops pode se tornar um problema para os apresentadores, que não sabem se seus funcionários estão prestando atenção no tema discutido ou se estão apenas “surfando na Web”. “Acho que o ideal em uma reunião é você estar de corpo e mente presentes. Se for preciso usar o laptop, use, mas desde que todos participem”, conclui.
Bate-papo virtual
MSN Messenger (Microsoft Service Network) é um programa de relacionamentos criado em 1999 pela Microsoft (EUA). As pessoas que usam esse instrumento têm uma lista de amigos com quem conversam em tempo real. Ele possui recursos de vídeo e áudio.